Profissão: Docente

Somos curiosos e atentos. Pesquisamos vários conteúdos na internet e colocamos aqui em ordem de assuntos que acreditamos ser relevantes.

Profissão Docente

Baseado em 8 avaliações
  • 14 Alunos matriculados
  • 10 Horas de duração
  • 16 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"."
Marcia Baeta da Silva
mais avaliações

Objetivo:

O objetivo principal da Curadoria de Conteúdos é unificar alguns materiais em grupos de interesse, com visões de diversas pessoas e/ou autoridades nos respectivos temas, para que você construa sua própria percepção sobre o assunto em questão. 

Sempre que houver, colocaremos conteúdos novos e relevantes. Em alguns, faremos um vídeo de comentários a respeito. Você também pode sugerir temas para pesquisarmos e fazer a respectiva curadoria. Vamos lá! Tem muita coisa interessante na net.

Metodologia:

A metodologia que será utilizada na Curadoria de Conteúdos é a seguinte: 

1. Você seleciona a área de interesse
2. Adere ao sistema de assinatura
3. Assiste os conteúdos e/ou lê os materiais
4. Percebe várias visões dos autores
5. Constrói sua própria opinião
6. Melhora seu repertório geral.

Resumo Geral:

Carga Horária: Sempre haverá atualização dos assuntos
Valor da Curadoria de Conteúdos:
Sistema de Assinatura
Tempo para Execução:
12 meses a contar da data da matrícula
Curadoria Professores:
Xiko Acis e Adriana Baldan
Materiais:
Vídeos, links e arquivos em pdf
Certificado: Alguns cursos podem ter certificado. Quando isso ocorrer, haverá uma prova com acerto mínimo de 80%

Importante:

1. Todos os conteúdos existentes estão disponíveis, gratuitamente, na internet;
2.  Os autores dos conteúdos são os respectivos responsáveis pelos mesmos e têm os direitos autorais garantidos;
3.  A plataforma PaidéiaEDU apenas faz a curadoria do que acha relevante para o tema em questão;
4. Todas as fontes dos conteúdos são declaradas e os links apontados
5. O sistema de assinatura de conteúdos é pago para que possamos ter recursos e montar em uma plataforma adequada, os conteúdos relevantes.


Explicações Importantes:
Fizemos o download desse curso no Portal e-Aulas da USP, em função da sua qualidade e rigor acadêmico, premissas da PaidéiaEDU.

O portal e-Aulas USP é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo. Por meio desse serviço a USP busca ampliar a disseminação pública do conhecimento incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade.

O enorme benefício didático observado com o consumo de objetos educacionais digitais, em especial aqueles em vídeo, foi a principal motivação para o desenvolvimento e implementação do sistema e-Aulas USP. O emprego da linguagem audiovisual e a facilidade de acesso aos conteúdos por meio da internet têm demonstrado ser grandes aliados na formação, não só de nossos alunos, mas também de estudantes e interessados de fora da comunidade USP.

O e-Aulas foi idealizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI), em 2015 foi integrado às ferramentas de ensino da Pró-Reitoria de Graduação, e atualmente é gerenciado pelo Núcleo de Mídias Digitais vinculado à Pró-reitoria de Graduação.

Política de uso de conteúdos determinada pela USP:
- Dos direitos intelectuais:
Todos os conteúdos oferecidos por meio do e-Aulas USP são protegidos de acordo com a Lei 9.610/1998 (Lei de Direitos Autorais ou LDA). Os autores são sempre discriminados, quer seja no próprio corpo do conteúdo, quer seja por meio de metadados vinculados à mídia de acesso. De sua parte os autores não devem disponibilizar no e-Aulas materiais que de alguma forma violem ou abusem dos direitos e da propriedade intelectual de terceiros.

Em todos os casos, cabe exclusivamente à Universidade de São Paulo a titularidade dos direitos patrimoniais sobre as obras derivadas do trabalho individual ou coletivo de seu corpo docente.

- Das modalidades de acesso:
O serviço de e-Aulas USP permite três modalidades de acesso ao sistema:
- Acesso livre: aberto ao público em geral sem necessidade de cadastro no sistema e-Aulas;
- Acesso à área do usuário: aberto ao público em geral mediante pré-cadastro no sistema e-Aulas;
- Acesso do usuário USP: aberto apenas para o público interno à USP e com necessidade de cadastro ativo nos Sistemas US
P.

Todos os cursos do portal e-Aulas da USP, que estão na plataforma PaidéiaEDU, são da modalidade: "acesso livre".

Na apresentação dos cursos sempre informamos sobre:

LICENÇA DE USO 
Acesso Aberto (Verde) 
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

CRÉDITOS 
Universidade de São Paulo
Reitor: Prof. Dr. Vahan Agopyan
Vice-reitor: Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes
Pró-Reitores
Graduação: Prof. Dr. Edmund Chada Baracat
Pós-Graduação: Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior
Pesquisa: Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto
Cultura e Extensão Universitária: Profª. Drª. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

Você pode consultar todas as informações diretamente no porta: Portal e-Aulas USP

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Para você que é curioso e quer saber mais!

Para todas as pessoas que querem melhorar o seu repertório através de uma Curadoria de Conteúdos formada por professores. 

Xiko Acis
"Curador de Conteúdos da Plataforma PaidéiaEDU"

       

Mentor, Professor e Consultor, Doutorando em Ética e Filosofia Política, Pós-graduado em Filosofia e Ensino de Filosofia, Licenciado em Filosofia, graduado em Comunicação Social. Atuou como CEO e Diretor de várias empresas nacionais e multinacionais e hoje é sócio da Aprendendo a Pensar, consultoria com 16 anos de existência, especializada na transformação de empresas em: ricas, éticas, inspiradoras e perenes. Professor de Ética do MBA da FUNDACE, Professor de Ética nas Organizações, Código de Conduta e Canal de Denúncia do B.I. International, Professor de Ética e Gestão na FAPPES – Faculdade Paulista de Pesquisa e ensino Superior, Ombudsman/Ouvidor pela ABO - Associação Brasileira de Ouvidoria, Organizador do TEDx no Brasil, Voluntário do Escritório Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ONU), Voluntário do CVV e Membro do Conselho de Usuários da TIM, Fundador do Instituto Magna Moralia que atuará na habilitação de professores do ensino fundamental e médio, para o Desenvolvimento da Consciência Ética e Moral e seu ensino estruturado aos alunos, autor do livro: Código de Conduta e Princípios Éticos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0576740385436411


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

Vídeoaula para você analisar
  • 1. Apresentação do Curso: Profissão Docente
  • 2. Papel do professor: instruir ou educar?
  • 3. A ação educativa ao longo da trajetória escolar
  • 4. O papel do professor na mediação cultural
  • 5. O professor e a diversidade cultural na sala de aula
  • 6. Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas
  • 7. A relação entre professor e aluno
  • 8. A construção do fracasso escolar: os mecanismos do não aprender e os desafios do professor
  • 9. Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente
  • 10. O professor e a cidade educadora
  • 11. A escola e as instituições culturais
  • 12. A complexidade da constituição docente
  • 13. Professor Leitor
  • 14. Professor Pensador
  • 15. Professor Autor
Voltar ao topo