Comportamento Organizacional

Somos curiosos e atentos. Pesquisamos vários conteúdos na internet e colocamos aqui em ordem de assuntos que acreditamos ser relevantes.

Comportamento Organizacional

Baseado em 3 avaliações
  • 79 Alunos matriculados
  • 40 Horas de duração
  • 22 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"Recomendo... Ótimo aprendizado e estrutura com facilidade de organizar as aulas e encaixe na rotina do dia. Obrigado pela oportunidade! "
José Carlos Ferreira da Silva
mais avaliações

Objetivo:

O objetivo principal da Curadoria de Conteúdos é unificar alguns materiais em grupos de interesse, com visões de diversas pessoas e/ou autoridades nos respectivos temas, para que você construa sua própria percepção sobre o assunto em questão. 

Sempre que houver, colocaremos conteúdos novos e relevantes. Em alguns, faremos um vídeo de comentários a respeito. Você também pode sugerir temas para pesquisarmos e fazer a respectiva curadoria. Vamos lá! Tem muita coisa interessante na net.

Metodologia:

A metodologia que será utilizada na Curadoria de Conteúdos é a seguinte: 

1. Você seleciona a área de interesse
 2. Adere ao sistema de assinatura
 3. Assiste os conteúdos e/ou lê os materiais
 4. Percebe várias visões dos autores
 5. Constrói sua própria opinião
 6. Melhora seu repertório geral.

Resumo Geral:

Carga Horária: Sempre haverá atualização dos assuntos
 Valor da Curadoria de Conteúdos:
Sistema de Assinatura
 Tempo para Execução:
12 meses a contar da data da matrícula
 Curadoria Professores:
Xiko Acis e Adriana Baldan
 Materiais:
Vídeos, links e arquivos em pdf
 Certificado: Alguns cursos podem ter certificado. Quando isso ocorrer, haverá uma prova com acerto mínimo de 80%

Importante:

1. Todos os conteúdos existentes estão disponíveis, gratuitamente, na internet;
 2.  Os autores dos conteúdos são os respectivos responsáveis pelos mesmos e têm os direitos autorais garantidos;
 3.  A plataforma PaidéiaEDU apenas faz a curadoria do que acha relevante para o tema em questão;
 4. Todas as fontes dos conteúdos são declaradas e os links apontados
 5. O sistema de assinatura de conteúdos é pago para que possamos ter recursos e montar em uma plataforma adequada, os conteúdos relevantes.


Explicações Importantes:
Fizemos o download desse curso no Portal e-Aulas da USP, em função da sua qualidade e rigor acadêmico, premissas da PaidéiaEDU.

O portal e-Aulas USP é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo. Por meio desse serviço a USP busca ampliar a disseminação pública do conhecimento incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade.

O enorme benefício didático observado com o consumo de objetos educacionais digitais, em especial aqueles em vídeo, foi a principal motivação para o desenvolvimento e implementação do sistema e-Aulas USP. O emprego da linguagem audiovisual e a facilidade de acesso aos conteúdos por meio da internet têm demonstrado ser grandes aliados na formação, não só de nossos alunos, mas também de estudantes e interessados de fora da comunidade USP.

O e-Aulas foi idealizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI), em 2015 foi integrado às ferramentas de ensino da Pró-Reitoria de Graduação, e atualmente é gerenciado pelo Núcleo de Mídias Digitais vinculado à Pró-reitoria de Graduação.

Política de uso de conteúdos determinada pela USP:
- Dos direitos intelectuais:
Todos os conteúdos oferecidos por meio do e-Aulas USP são protegidos de acordo com a Lei 9.610/1998 (Lei de Direitos Autorais ou LDA). Os autores são sempre discriminados, quer seja no próprio corpo do conteúdo, quer seja por meio de metadados vinculados à mídia de acesso. De sua parte os autores não devem disponibilizar no e-Aulas materiais que de alguma forma violem ou abusem dos direitos e da propriedade intelectual de terceiros.

Em todos os casos, cabe exclusivamente à Universidade de São Paulo a titularidade dos direitos patrimoniais sobre as obras derivadas do trabalho individual ou coletivo de seu corpo docente.

- Das modalidades de acesso:
O serviço de e-Aulas USP permite três modalidades de acesso ao sistema:
- Acesso livre: aberto ao público em geral sem necessidade de cadastro no sistema e-Aulas;
- Acesso à área do usuário: aberto ao público em geral mediante pré-cadastro no sistema e-Aulas;
- Acesso do usuário USP: aberto apenas para o público interno à USP e com necessidade de cadastro ativo nos Sistemas US
P.

Todos os cursos do portal e-Aulas da USP, que estão na plataforma PaidéiaEDU, são da modalidade: "acesso livre".

Na apresentação dos cursos sempre informamos sobre:

LICENÇA DE USO 
Acesso Aberto (Verde) 
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

CRÉDITOS 
Universidade de São Paulo
Reitor: Prof. Dr. Vahan Agopyan
Vice-reitor: Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes
Pró-Reitores
Graduação: Prof. Dr. Edmund Chada Baracat
Pós-Graduação: Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior
Pesquisa: Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto
Cultura e Extensão Universitária: Profª. Drª. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

Você pode consultar todas as informações diretamente no porta: Portal e-Aulas USP

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Para você que é curioso e quer saber mais!

Para todas as pessoas que querem melhorar o seu repertório através de uma Curadoria de Conteúdos formada por professores.

Xiko Acis
"Curador de Conteúdos da Plataforma PaidéiaEDU"

       

Mentor, Professor e Consultor, Doutorando em Ética e Filosofia Política, Pós-graduado em Filosofia e Ensino de Filosofia, Licenciado em Filosofia, graduado em Comunicação Social. Atuou como CEO e Diretor de várias empresas nacionais e multinacionais e hoje é sócio da Aprendendo a Pensar, consultoria com 16 anos de existência, especializada na transformação de empresas em: ricas, éticas, inspiradoras e perenes. Professor de Ética do MBA da FUNDACE, Professor de Ética nas Organizações, Código de Conduta e Canal de Denúncia do B.I. International, Professor de Ética e Gestão na FAPPES – Faculdade Paulista de Pesquisa e ensino Superior, Ombudsman/Ouvidor pela ABO - Associação Brasileira de Ouvidoria, Organizador do TEDx no Brasil, Voluntário do Escritório Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ONU), Voluntário do CVV e Membro do Conselho de Usuários da TIM, Fundador do Instituto Magna Moralia que atuará na habilitação de professores do ensino fundamental e médio, para o Desenvolvimento da Consciência Ética e Moral e seu ensino estruturado aos alunos, autor do livro: Código de Conduta e Princípios Éticos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0576740385436411


Validade dos Certificados emitidos por Cursos Livres.

Muitas vezes quando pensamos em fazer um curso gratuito – ou curso livre – nos perguntamos qual a validade do certificado de conclusão para o mercado?

Essa é realmente uma questão relevante, pois se adquirirmos um certificado que não tenha valor nenhum na hora de agregá-lo ao currículo, teremos jogado tempo e dinheiro fora. Veja aqui todas as informações sobre os Certificados da Plataforma PaidéiaEDU:

Os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC?

Talvez essa seja a grande dúvida da maioria, pois um curso que seja reconhecido pelo MEC é garantia de aceitação no mercado.

Os cursos livres são considerados ensino de Educação Profissional de Nível Básico, e como tal não são reconhecidos pelo MEC, assim como os certificados emitidos pelas essa instituições de ensino. O Ministério da Educação e Cultura somente reconhece os certificados emitidos pelos cursos de Educação Fundamental, Educação Superior, Pós-Graduação e cursos Técnico Profissionalizantes.

Dessa forma, os certificados de cursos livres não podem ser usados como diplomas, pois não conferem título de graduação ao aluno. Mas apenas certificam que o aluno possui conhecimentos em determinada área.

Qual a validade dos certificados emitidos por cursos livres?

Apesar de não serem reconhecidos pelo MEC, os cursos livres, assim como os seus certificados, são autorizados por lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96). Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.


O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades; (Atividades Acadêmicas Complementares e/ou Cursos de Extensão)
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos;


Todas os cursos livres emitem certificado?

Existe uma lista enorme de cursos livres online que emitem o certificado ao aluno. Mas isso não é regra. Existem outras instituições de ensino que não o emitem. Isso porque não há uma Lei que obriga as instituições de cursos livres a emitirem certificado de conclusão, simplesmente, porque não estão sob nenhuma regulamentação.

Conclusão

Mesmo não sendo reconhecidos pelo MEC, os certificados emitidos por cursos livres podem fazer a diferença na hora de procurar um emprego novo, buscar promoção no seu trabalho ou apresentar como comprovação de que você tem conhecimentos em determinada área, ou ainda atender suas necessidades de Atividades Acadêmicas Complementares e/ou Cursos de Extensão.

A Plataforma PaidéiaEDU tem como objetivo ajudar na melhoria do seu repertório e com isso torná-lo um ser humano melhor. Nossos certificados entregam esses resultados.

Conteúdo Programático

Material a ser analisado
  • 1. O que é comportamento organizacional - Parte 1
  • 2. O que é comportamento organizacional - Parte 2
  • 3. Diversidade nas Organizações
  • 4. Atitudes e Satisfação no Trabalho
  • 5. Personalidade e Valores - Parte 1
  • 6. Personalidade e Valores - Parte 2
  • 7. Percepção e tomada de decisão individual - Parte 1
  • 8. Percepção e tomada de decisão individual - Parte 2
  • 9. Equipes de trabalho - Parte 1
  • 10. Equipes de trabalho - Parte 2
  • 11. Teorias de Liderança - Parte 1
  • 12. Teorias de Liderança - Parte 2
  • 13. Cultura Organizacional - Parte 1
  • 14. Cultura Organizacional - Parte 2
  • 15. Mudança Organizacional e Administração do Estresse - Parte 1
  • 16. Mudança Organizacional e Administração do Estresse - Parte 2
  • 17. Mudança Organizacional e Administração do Estresse - Parte 3
  • 18. Fundamentos do Comportamento em Grupo - Parte 1
  • 19. Fundamentos do Comportamento em Grupo - Parte 2
  • 20. Comunicação - Parte 1
  • 21. Comunicação - Parte 2
  • Prova para obter certificado de extensão

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo